Estudos científicos apontam que os profissionais da educação se sentem despreparados para atuar com estudantes com deficiência. Frequentemente relatam desconhecer temas que envolvam a elaboração de Planos de Ensino Individualizado (PEI), Tecnologia Assistiva (TA), Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e outros conhecimentos específicos relacionados à área da Educação Especial. É pensando nessa perspectiva que o projeto de extensão visa oferecer um curso de formação para os profissionais da educação da rede pública da Baixada Fluminense e licenciandos da UFFRJ sobre práticas pedagógicas inclusivas, PEI’s, TA, CAA e oficinas de elaboração de materiais pedagógicos acessíveis em CAA. Espera-se que ao final do curso os cursistas sejam capazes de
a) elaborar, acompanhar e avaliar os planos de ensino individualizados voltados para os estudantes público-alvo da educação especial;
b) ter conhecimento sobre práticas pedagógicas em Educação Especial, TA e CAA.
Além de confeccionar e analisar materiais pedagógicos acessíveis mediante o uso de recursos de TA e CAA.
PÚBLICO ALVO
Público Alvo Interno: Estudantes de Pedagogia e Licenciatura da UFRRJ
Público Alvo Externo: Professores da rede pública da Baixada Fluminense.